terça-feira, agosto 23, 2005

Guiné-Bissau: aspectos da vida de um povo (1/15)


capa e contracapa

por Eva Kipp

A edição da presente obra beneficiou do patrocínio da ASDI, Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional, e da SNV, Organização Holandesa de Desenvolvimento.

Copyright: Eva Kipp e União Nacional de Artistas e Escritores, Guiné-Bissau, 1994
Editor: Francisco Lyon de Castro
Design: Luís Faria
Revisão: Lucinda Alves
Execução técnica: Gráfica Europam, Lda. Mira-Sintra, Mem Martins
ISBN: 972-670-199-6
Edição nº: 800146/1835
Depósito legal nº; 68371/93
EDITORIAL INQUÉRITO, LDA. Apartado 33 - 2726 Mem Martins PORTUGAL

Índice

- A arte de Bijagós
- Ompane - Escultor de Canhabaque
- Orebok Ocotó de Bubaque
- Os Irãs Grandes e os seus santuários
- As pinturas murais dos Bijagós
- Defuntos - Pequeno Fanado
- Djambacós
- Os Irãs
- O Cansaré dos Papéis
- O funeral de um "homem grande"
- O fanado (circuncisão)
- O Kussundé
- Os "mouros" - sacerdotes muçulmanos
- A mulher guineense e o trabalho

A autora

Eva Kipp nasceu em 1947 em Hilversum, na Holanda. Formou-se na Escola de Professores em 1965, tendo posteriormente frequentado e concluído os cursos de Pedagogia Audiovisual, na Academia de Cinema de Amsterdão, de Pedagogia Cultural e Social, na Universidade de Amsterdão, e de Pintura e Escultura, na Escola de Belas Artes de Groningen. Complementou ainda as suas habilitações com cursos especiais de cerâmica, serigrafia, layout e língua portuguesa. Entre as várias actividades profissionais que tem exercido, destacam-se as de professora de meios audiovisuais, formadora de professores de educação artística, fotógrafa freelancer e produtora de material audiovisual didáctico e documental. Realizou diversos diaporamas e outros trabalhos em fotografia, vídeo e livro para instituições holandesas e guineenses, tendo colaborado com o governo de Bissau em vários projectos de divulgação da cultura tradicional da Guiné, entre os quais se enquadra a presente obra.

Apresentação

Tendo vivido durante alguns anos na Guiné-Bissau a diversidade, a plástica, o ritmo, a cor e o conteúdo da cultura guineense, exerceram em mim uma enorme atracção, pelo que tentei descobri-la desde o início da minha permanência.

Quis o acaso que o meu trabalho no domínio dos meios audiovisuais para o ensino me proporcionasse uma ocasião única, ao ser-me proposta a elaboração de um conjunto de diaporamas sobre diversos aspectos da vida do País. O objectivo desses diaporamas era apoiar o ensino na área das ciências sociais através de diapositivos e textos que pudessem contribuir para tornar mais, criativa e participativa a metodologia utilizada.

Durante vários meses percorri o País conhecendo pessoas, criando amizades, fixando imagens em película e recolhendo informações sobre um vasto conjunto de actividades do seu povo.

Foi com base nesse material que decidi elaborar este livro, de modo a poder dar a conhecer a um público mais vasto, alguns aspectos daquilo que é hoje a realidade deste pequeno em território, mas imenso na sua diversidade e riqueza cultural, país da África Ocidental.

Este livro só foi possível graças à ajuda de muitas pessoas: a Cadi de Sadja, a Amélia de Calequisse, a Num Só e a Quinta de Bor, a Aminata de Empada, o Ompane de Canhabaque, o António Equigo e o Tcharte de Bubaque, o Augusto de Bocana, o Bucassa de Cajomete e de tantos outros homens e mulheres que me deram a sua confiança e colaboração.

Agradeço ainda:
Ao Manecas Rambout Barcelos que comigo trabalhou na elaboração definitiva do texto;
Ao Eric Kamphuis pelos conselhos ao longo de todo o trabalho;
À UNAE e em particular ao Dr. Vasco Cabral e a Amónio Soares pelo seu apoio inestimável na publicação;
À Lucinda Alves pela ajuda e por sempre me ter animado a publicar;
Ao Albino dos Santos que me ajudou a descobrir o fanado dos balantas;
Ao Padre Luiji Scantambrulo de Bubaque e ao meu guia em Canhabaque, Jorge Vitor Mendes, pelo primeiro conseguido.

Eva Kipp



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?