domingo, agosto 21, 2005

Guiné-Bissau: aspectos da vida de um povo (7/15)

por Eva Kipp, 1994

DEFUNTOS - PEQUENO FANADO

Em cada período de seis ou sete anos, realiza~se nas ilhas dos Bijagós, o fanado das raparigas.

São cerimónias de iniciação em que participam raparigas de idade compreendida entre os 17 e os 25 anos. Essas raparigas são chamadas aos «defuntos», pois nessa cerimónia vão receber a reincarnação do espírito de uma pessoa já falecida.


Rapariga "defunto" da tabanca de Menece dança na festa do Pequeno Fanado.


Dança do Pequeno Fanado executada pelas "defuntos" da tabanca de Menece.


Raparigas durante o Pequeno Fanado na tabanca de Entiorpe, em Canhabaque.


"Defunto" com enfeites na cabeça e lâmpadas eléctricas como ornamento.


"Defuntos" da tabanca de Menece a cantar e a tocar no pequeno fanado.


À esquerda: Dança do Pequeno Fanado. À direita: Rapariga usando na cabeça uma escultura como enfeite.

Em Canhabaque, as raparigas que vão ao Pequeno Fanado começam por percorrer todas as tabancas da ilha, dançando e cantando.

Vestidas com seis saias tradicionais sobrepostas, cabeça ornamentada com os objectos mais variados, desde figuras de animais até lâmpadas eléctricas - como já se vê hoje em dia - o grupo vai tentando mostrar, de tabanca em tabanca, o que é o melhor no canto e na dança.


A última dança: andando atrás de uma vaca.


O descanso.


A baloba dos defuntos de Inoré.

Nas suas passagens pelas várias tabancas ficam normalmente alojadas na baloba e a sacerdotisa desta permanece com elas durante esse tempo. Nesse período, com excepção do régulo, a nenhum homem é permitida a entrada na baloba e as «mulheres grandes» da tabanca vão ter com as raparigas para lhes transmitir ensinamentos para a vida futura, como conselhos sobre o aborto, por exemplo. No fanado de mulheres, nos Bijagós, não se faz a circuncisão.


O grupo das "defuntos" em frente da baloba.

Antes da cerimónia final, o grupo de raparigas realiza uma última dança que representa a vaca branca que vai ser sacrificada por altura do Grande Fanado, o qual é realizado um ou dois anos após o Pequeno Fanado.

É durante o Pequeno Fanado que as raparigas, normalmente escolhidas, recebem o nome de alguém já falecido que nelas vai reincamar.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?