sábado, outubro 17, 2009

Guiné-Bissau apreende navios sul-coreanos por pesca ilegal

Origem do documento: www.panapress.com, 17 Out 2009


issau, Guiné-Bissau (PANA) - Dois navios sul-coreanos foram aprisionados em Setembro último por actividade de pesca ilegal nas águas territoriais da Guiné-Bissau, soube a PANA de fonte do Ministério das Pescas sexta-feira em Bissau.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada sexta-feira, foram interpelados cerca de mil pescadores clandestinos, maioritariamente de origem senegalesa, incluindo crianças, com cerca de 80 pirogas de pesca artesanal contratados pelos dois navios pesqueiros sul- coreanos.

Os pescadores foram interceptados pelas autoridades da Guiné-Bissau sob acusação de pesca ilegal e 40 das 80 pirogas apreendidas possuíam uma autorização para pescar apenas no rio Cacheu.

O ministro senegalês das Pescas e Economia Marítima e de Transportes Marítimas, Khouraichi Thiam, deslocou-se à Guiné-Bissau recentemente, onde se inteirou da situação dos pescadores clandestinos senegaleses.

Em declarações à imprensa, o ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Carlos Mussa Balde, confirmou que os cidadãos senegaleses serão reencaminhados para o seu país de origem.

Segundo Mussa Balde, os responsáveis dos dois barcos sul-coreanos têm de liquidar uma multa de 400 mil dólares e os proprietários das pirogas autuados com uma multa global de 30 milhões de Francos CFA, ou seja aproximadamente 46 mil euros.

Perante a situação, os dois Governos prometeram trabalhar em conjunto no combate à pirataria marítima nos dois territórios marítimos vizinhos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?