quarta-feira, outubro 28, 2009

Empossado chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau

origem do documento: www.panapress.com, 28 Out 2009


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, empossou terça-feira José Zamora Induta e António Indjai, respectivamente como chefe e vice-chefe do Estado-Maior- General das Forças Armadas, apurou a PANA em Bissau.

"Chegou ao fim a era de guerra e distúrbios na Guiné-Bissau", sentenciou Sanhá no seu discurso proferido na cerimónia que ele descreveu como um acto que "representa o esforço das instituições da República para criar um clima de estabilidade e paz na Guiné-Bissau".

Bacai Sanhá reconheceu que a missão dos recém-empossados "não é fácil, visto assentar na construção de um Exército republicano, moderno, disciplinado, obediente e subordinado ao poder político".

A questão da unidade nacional e o fim da divisão no seio da classe castrense foram, entre outras, duas preocupações levantadas pelo chefe de Estado bissau-guineense.

"A vossa tarefa não é nada fácil, isto no sentido de unir as Forças Armadas e acabar com a exclusão, porque a vossa missão é defender a integridade territorial, modernizar as nossas Forças Armadas", disse o também comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Neste sentido, o chefe de Estado assegurou aos empossados que podem contar com o seu apoio, enquanto comandante-em-chefe, assim como com o do Governo, para que exista a verdadeira paz na Guiné-Bissau.

Segundo ele, a paz na Guiné-Bissau depende, em parte, das Forças Armadas pelo que lançou um apelo às chefias militares para "porem fim à má fama que têm".

Na sequência do seu emposse, José Zamora Induta e António Indjai foram promovidos a oficiais generais de três e duas estrelas, respectivamente, passando o primeiro de capitão de mar e guerra a Almirante e o último de coronel a tenente-general.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?