domingo, setembro 06, 2009

Confirmada presença de cinco chefes de Estado para posse de Sanhá

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 06 Set 2009


Cinco chefes de Estado africanos, entre os quais Pedro Pires de Cabo Verde, confirmaram a presença nas cerimónias de investidura, terça-feira, de Malam Bacai Sanhá como Presidente da Guiné-Bissau.

Além de Pedro Pires, estão confirmadas as presenças dos presidentes do Senegal (Abdoulaye Wade), da Gâmbia (Yaya Jammeh), do Burkina-Faso (Blaise Camporé) e da Nigéria (Umaro Yar A'dua).

Também está confirmada a presença do presidente da República Árabe Saraui Democrática, Mohamed Abelaziz.

Dos restantes países de expressão portuguesa, estão previstas as presenças do vice primeiro-ministro de Timor-Leste, do vice-presidente do Parlamento de Angola, do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado e do ministro da Defesa de Moçambique.

Os Estados Unidos, Canada, Líbano, Reino Unido, Israel, Gana, Correia do Sul, Índia, Paquistão e o Japão serão representados pelos respectivos embaixadores ou encarregados de negócios, sendo que a maioria está baseado em Dacar, Senegal.

A mesma fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros guineense disse à Lusa que do secretariado executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) não devera vir ninguém.

As Nações Unidas serão representadas pelo sub-secretário geral para os assuntos políticos, Haile Menkerios, que já se encontra em Bissau, e pela presidente da configuração específica da comissão para consolidação da paz para a Guiné-Bissau, Maria Luíza Viotti.

A cerimónia da tomada de posse de Malam Bacai Sanhá como Presidente da Guiné-Bissau, que terá lugar no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau, deverá começar por volta das 11:00 (12:00 em Lisboa).

Após a investidura, Bacai Sanhá fará um discurso à nação antecedido do pronunciamento do presidente interino do Parlamento, Serifo Nhamadjo. De seguida, o Presidente guineense oferece um almoço "em honra dos ilustres convidados" numa unidade hoteleira de Bissau, local onde, à noite, dará uma recepção.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?