sábado, agosto 01, 2009

Novo presidente e o candidato derrotado debatem futuro do país

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 31 Jul 2009


O futuro Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o candidato derrotado nas presidenciais de domingo, Kumba Ialá, reuniram-se hoje numa unidade hoteleira da cidade de Bissau para debater o futuro do país.

“Foi um encontro entre dirigentes guineenses e um encontro que marca um passo decisivo na consolidação da paz e na reconciliação entre guineenses”, afirmou Malam Bacai Sanhá aos jornalistas, sem entrar em detalhes.

“Estivemos a conversar entre famílias, estivemos a falar da Guiné e estivemos a falar do futuro do nosso país e de chamar a nós mesmos a nossa responsabilidade de estabilizar este país rumo ao desenvolvimento”, destacou o próximo Presidente guineense.

Kumba Ialá, também líder do Partido de Renovação Social (PRS, oposição), afirmou concordar em “100%” com as afirmações de Malam Bacai Sanhá.

“Somos jovens e democratas, nós temos sempre a aprender com os nossos antigos combatentes”, disse.

“O que conta, como o senhor presidente acabou de afirmar, é a Guiné-Bissau, é a paz, é a estabilidade, porque nós precisamos de arrancar para o desenvolvimento”, afirmou Kumba Ialá.

Questionado pelos jornalistas se vai trabalhar com Malam Bacai Sanhá, Kumba Ialá afirmou que o iria fazer, porque é o seu Presidente.

“Naturalmente, é o meu Presidente, porque eu participei no processo eleitoral”, disse.

O primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, felicitou, por sua vez, Kumba Ialá pelo “gesto democrático de ter aceite o encontro”.

“Foi um encontro de irmãos e nós é que temos de ter a solução e responsabilidade de conduzir o nosso país”, destacou.

Questionado sobre se o Governo iria cumprir com as regalias previstas para o antigo chefe de Estado no Memorando de Entendimento, assinado no último final de semana, Kumba Ialá antecipou a resposta do primeiro-ministro.

“As regalias não são o mais importante, o mais importante é o país”, disse Kumba Ialá, recebendo o aplauso de todos os presentes.

Participaram também no encontro vários membros do Governo de Carlos Gomes Júnior.

Fonte: LUSA - Agência de Notícias de Portugal



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?