sábado, agosto 15, 2009

Malam Bacai Sanhá em visita privada a Cabo Verde

Origem do documento: www.panapress.com, 14 Ago 2009


Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente eleito da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, chegou quinta-feira à ilha cabo-verdiana do Sal para uma semana de descanso antes de tomar posse a 8 de Setembro, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.

Apesar de a estadia de Malam Bacai Sanhá coincidir com a da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, na ilha do Sal, nada está previsto sobre um eventual encontro.

Malam Bacai Sanhá, em declarações à Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), afirmou que a sua estada na ilha turística cabo- verdiana ao mesmo tempo que Hillary Clinton é apenas "coincidência", mas admitiu que um encontro com ela seria "ouro sobre azul".

"Seria óptimo, mas penso que essa possibilidade está fora de questão", acrescentou.

Disse que após a sua tomada de posse como Presidente da Guiné-Bissau vai solicitar uma visita aos Estados Unidos.

"A política do Presidente Obama é muito interessante. Uma política aberta, sobretudo, diria, virada para a África", considerou.

Nesse momento crucial do processo político da Guiné-Bissau, disse esperar a solidariedade dos Estados Unidos e da comunidade internacional.

"A Guiné precisa, efectivamente, de uma ajuda significativa a nível económico, financeiro, social ? aliás, tudo para poder sair da situação difícil em que se encontra", sublinhou.

Em anteriores declarações, o Presidente eleito bissau-guineense considerou que a importância do narcotráfico e a "má fama" da Guiné- Bissau neste domínio justificam a abordagem que a secretária de Estado norte-americana deverá fazer na visita a Cabo Verde.

"Nós temos a fama de sermos os maiores traficantes da droga ou a Guiné-Bissau de ser o maior centro de passagem de droga. Deve ter sido isso que motiva Hillary Clinton a falar da Guiné- Bissau na sua visita a Cabo Verde", dissera.

Malam Bacai Sanhá venceu a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau a 26 de Julho diante de Kumba Yalá.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?