quinta-feira, agosto 13, 2009

Cavaco Silva "dificilmente" irá a Bissau

Origem do documento: jornal "Público". Lisboa, 12 Ago 2009


O Presidente eleito da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, revelou terça-feira que o Chefe de Estado de Portugal lhe telefonou, informando-o que "dificilmente" estará na sua investidura, a 8 de Setembro, em Bissau, devido à campanha eleitoral portuguesa, noticiou a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, Bacai Sanhá disse ter recebido um telefonema de Cavaco Silva, em que este lhe comunicou a sua provável indisponibilidade para estar na sua tomada de posse.

A justificação dada prende-se com a campanha eleitoral para as legislativas em Portugal, afirmou o Presidente eleito da Guiné-Bissau.

"O Presidente da Republica (de Portugal) telefonou-me a mostrar que, efectivamente, o governo entra em campanha, todos estarão em campanha, dificilmente ele poderá deslocar-se para vir assistir a minha tomada de posse e também dificilmente vai ter tempo para me receber (em Lisboa)", explicou Malam Bacai Sanhá.

O Presidente eleito contava deslocar-se a Portugal para agradecer às autoridades portuguesas os apoios à Guiné-Bissau e para convidar pessoalmente Cavaco Silva para assistir à sua investidura.

"Estava previsto ir a Portugal antes da tomada de posse - a partir do dia 20 queria ir a Portugal - mas, como sabem, Portugal entra em campanha eleitoral", acrescentou Bacai Sanhá, que deve deslocar-se ainda esta semana ao estrangeiro em "viagem privada".

"Agora vou descansar. É uma viagem privada", disse, Sanhá, recusando-se a revelar o nome do país para o qual vai descansar.

Questionado sobre se já tem a confirmação da presença na sua tomada de posse de algum chefe de Estado, Bacai Sanhá afirmou que sim mas disse que não pretende revelar nomes "por questão de segurança".



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?