sexta-feira, agosto 07, 2009

Carlos Gomes Júnior esclarece «equívocos» com a Guiné-Conacri

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 07 Ago 2009


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou ter esclarecido "todos os equívocos" que existiam por parte das autoridades da Guiné-Conacri que acusavam Bissau de facilitar acções desestabilizadoras no seu território.

Após o regresso de uma viagem de algumas horas à Conacri, na quinta-feira à noite, Carlos Gomes Júnior revelou ter mantido um encontro com o primeiro-ministro Kabine Komara com que esclareceu "todos os equívocos".

"Se há rumores de que as relações entre a Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri não estão a correr bem, a nossa posição enquanto Governo é de ir lá para esclarecer as coisas e pelos vistos o Governo da Guine-Conacri continua de braços abertos para a Guiné-Bissau, continuando a ser solidário com o Estado da Guine-Bissau", defendeu Carlos Gomes Júnior.

Embora não se tenha encontrado com o Presidente e líder da Junta Militar que governa a Guiné-Conacri, capitão Moussa 'Dadis' Camara, o chefe do Governo de Bissau disse que o encontro com o seu homólogo serviu para esclarecer os equívocos que persistiam.

Não houve ocasião de visitar o capitão Moussa 'Dadis' Câmara, devido a sua agenda carregada. Mas o objectivo da nossa visita foi alcançada", afirmou Carlos Gomes, sublinhando ter aproveitado a viagem para convidar Kabine Komara a assistir a investidura do Presidente eleito da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, no dia 08 de Setembro.

Recentemente o líder da Junta Militar que governa a Guiné-Conacri acusou países vizinhos de estarem a servir de santuário para indivíduos que pretendiam desestabilizar o seu país.

"Eu disse nunca poderia acontecer", assinalou Carlos Gomes Júnior.

"O Povo da Guiné Conacri e da Guiné-Bissau estão ligados por laços de sangue. Durante a nossa luta de libertação camaradas foram acolhidos e tratados fraternalmente", lembrou.

"Somos dois povos irmãos que lutaram juntos, com ideias comuns", enalteceu ainda Carlos Gomes Júnior.

"Sempre houve um bom relacionamento entre os nossos dois governos, nunca poderia haver um mau momento entre a Guiné-Bissau e a Guine-Coancri. Se houver algo que não corra bem, temos que nos sentar a volta de uma mesa e conversar, porque estamos condenados a trabalhar e viver juntos", referiu ainda o primeiro-ministro guineense.

Carlos Gomes Júnior anunciou, por outro lado, que a cooperação entre os dois países será brevemente analisado numa "Grande Reunião da Comissão Mista" a ter lugar em Bissau.

"A nossa intenção agora é realizar uma 'Grande Reunião da Comissão Mista" que terá lugar, brevemente, aqui em Bissau para analisarmos o nosso estado da cooperação e tentar reforça-la cada vez mais", disse Carlos Gomes Júnior.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?