quinta-feira, julho 30, 2009

Kumba Ialá aceita resultados e felicita Malam Bacai Sanhá

Origem do documento: www.noticias lusofonas.com, 28 Jul 2009


Kumba Ialá, candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses de domingo aceitou hoje os resultados do escrutínio e felicitou Malam Bacai Sanhá pela vitória, com 63,31 por cento dos votos.

Agora que são conhecidos oficialmente os resultados espera-se que os dois candidatos cumpram o Memorando de Entendimento que assinaram no passado fim-de-semana, assinatura testemunhada pela União Africana e pelas Nações Unidas.

Nesse Memorando os dois candidadtos comprometeram-se a aceitar os resultados eleitorais hoje divulgados e a trabalhar em conjunto para a estabilidade e desenvolvimento do país.

Recorde-se ainda que, segundo as missões de observação eleitoral que acompanharam as presidenciais, estas eleições decorreram de forma livre, justa e transparente.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau tiveram lugar de forma antecipada na sequência do assassínio do Presidente "Nino" Vieira, a 2 de Março deste ano, horas depois de um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.

Logo após terem sido anunciados os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, milhares de pessoas saíram para as ruas de Bissau para comemorar a vitória de Malam Bacai Sanhá.

Em frente à residência do futuro Presidente da Guiné-Bissau, no centro da cidade, centenas de pessoas comemoram a vitória do candidato apoiado pelo PAIGC.

Malam Bacai Sanhá, que já apareceu à porta de casa para saudar os apoiantes, fará uma declaração oficial às 17 horas de Bissau, 18 horas em Lisboa, na sede do PAIGC.

O trânsito em Bissau está caótico e até ao momento não há registo de qualquer incidente.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?