terça-feira, julho 21, 2009

Ex-director da «secreta», Antero João Correia, foi libertado

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 21 Jul 2009


O ex-director dos Serviços de Informação de Estado da Guiné-Bissau, Antero João Correia, detido por suspeita de envolvimento no suposto golpe de Estado de 5 de Junho, já foi libertado pelas autoridades judiciais, disse hoje o advogado Silvestre Alves.

"Antero João Correia e Bansai Quasan (o outro detido cuja identidade nunca foi revelada) já foram postos em liberdade sob termo de identidade e residência no passado dia 7", disse Silvestre Alves, advogado dos quatro detidos nos acontecimentos de 5 de Junho.

Segundo o advogado, o antigo primeiro-ministro guineense Faustino Imbali e o músico tradicional Domingos Broska "continuam detidos".

"Pedimos a suspensão da prisão preventiva para Faustino Imbali para efeitos de tratamentos médicos", referiu Silvestre Alves, sublinhando que até ao momento ainda não foi notificado de qualquer decisão.

O advogado disse que o antigo primeiro-ministro guineense foi visto por três médicos que "confirmaram vários traumatismos ósseos".

Em relação ao músico tradicional, o advogado esclareceu que se encontra bem de saúde.

Faustino Imbali, Antero João Correia, Domingos Broska e Bansai Quasan foram detidos no passado 5 de Junho por suspeita de envolvimento num golpe de Estado, alegadamente abortado pelas forças de segurança do país e que provocou quatro mortos.

O antigo ministro da Defesa Hélder Proença e o candidato às actuais eleições presidenciais Baciro Dabó foram duas das pessoas mortas, por alegada resistência à ordem de prisão.

Os dois mortos eram um motorista e um segurança de Hélder Proença.

Bansai Quasan, cuja identidade nunca foi revelada pelas autoridades guineenses, seria também um funcionário de Hélder Proença.

As autoridades guineenses nomearam, entretanto, interinamente o general José Sanhá para Director dos Serviços de Informação de Estado do país.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?