domingo, julho 26, 2009

CNE faz balanço positivo da segunda volta das presidenciais

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 26 Jul 2009


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau fez hoje um balanço positivo da segunda volta das eleições presidenciais do país, após o encerramento das urnas às 17:00 locais (18:00 em Lisboa).

"Durante o dia não houve nenhum incidente que pudesse pôr em causa o processo da eleição e tudo decorreu num ambiente de tranquilidade total", sublinhou o porta-voz da CNE, Orlando Viegas, em declarações à agência Lusa.

"É um balanço positivo. As urnas abriram às 07:00 horas e fecharam às 17:00, com excepção de Bolama/Bijagós porque houve uma chuva intensa e a votação foi prolongada por mais 30 minutos", acrescentou.

Quanto à segurança do acto eleitoral, Orlando Viegas considerou que houve uma melhoria, graças ao aumento dos efectivos militares e policiais "que efectivamente controlaram todo o território".

"O resultado desta segunda volta decorreu num ritmo de grande tranquilidade e sucesso", salientou.

Em relação a abstenção, o porta-voz da CNE disse que a tendência demonstra uma ligeira alteração em relação à segunda volta, mas preferiu esperar pelo apuramento final para avançar qualquer taxa de abstenção.

Orlando Viegas disse ainda que a CNE espera divulgar os resultados provisórios das eleições presidenciais na próxima semana, sem contudo, avançar um dia específico.

"À semelhança da primeira volta os resultados devem ser divulgados durante esta semana", disse.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?