quinta-feira, julho 02, 2009

Bacai Sanhá (PAIGC) e Kumba Ialá (PRS) na segunda volta das eleições

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 02 Jul 2009


Malam Bacai Sanhá, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições presidenciais na Guiné-Bissau com 39, 59 por cento dos votos, uma margem que não chegou para evitar uma segunda volta que irá disputar com Kumba Ialá

Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá, este apoiado pelo Partido de Renovação Social (PRS), vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau o que acontece pela segunda vez.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau anunciou ao final da manhã de hoje os resultados provisórios das presidenciais antecipadas de domingo passado que deram a vitória com 39,59 por cento a Malam Bacai Sanha seguido de Kumba Ialá que arrecadou 29,42 por cento das votações.

Face a estes resultados haverá lugar a uma segunda volta, cuja data ainda se desconhece, em que os eleitores irão repetir a escolha que já tiveram de efectuar nas presidenciais de 1999/2000 em que Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá também se defrontaram numa segunda volta do escrutínio que acabou por ser ganho pelo líder do PRS com 72 por cento dos votos.

Quanto aos outros candidatos, Henrique Rosa, também ele dado como um dos favoritos nestas eleições, obteve cerca de 24,19 por cento dos votos, um valor que o afasta da corrida como o próprio já reconheceu.

Recorde-se que nas últimas presidenciais, em 2005, Malam Bacai Sanhá também passou à segunda volta, mas acabou por perder para João Bernardo "Nino" Vieira, que acabaria por ser assassinado em Março deste ano e motivado a realização destas eleições antecipadas.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?