sábado, junho 27, 2009

Tudo pronto para as eleições de domingo na Guiné-Bissau

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 27 Jun 2009


Finalmente, os candidatos às presidenciais de domingo na Guiné-Bissau chegaram à capital, arrastando milhares de apoiantes que entupiram as estradas, fecharam lojas e deram vivas aos seus favoritos sem que haja até ao momento conhecimento de qualquer incidente.

Os dois principais partidos guineenses, PAIGC (no poder) e PRS, e os seus candidatos às presidenciais antecipadas de domingo, mediram hoje forças em Bissau, em dois comícios separados por escassas dezenas de metros.

Henrique Rosa, candidato independente, escolheu uma zona menos central.

Um cordão de segurança, com polícias e militares, separava os comícios de Malam, Bacai Sanha (PAIGC) e Kumba Ialá (PRS) que, apesar de contíguos, não conseguiam perturbar os discursos de cada um.

Da varanda da antiga sede de campanha do candidato independente Baciro Dabó, assassinado a 5 de Junho, agora ocupada pela candidatura de Kumba Ialá (PRS), gritava-se que o PAIGC e o seu candidato eram os responsáveis "pelos 13 assassinatos desde 2004" mas as acusações não conseguiam atravessar a festa que enchia a praça onde estão as sedes do governo e a do partido que o dirige.

"Vamos pôr luz em todo o país", prometia o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, 'Cadogo', a uma multidão aquecida pelo sol e pelo som dos músicos que apoiam o PAIGC. "Vai ser uma vitória do PAIGC", prometeu.

Finalmente o candidato, Malam Bacai Sanhá, levanta-se, esmorece o som das plataformas dos semi-reboques que fecham a praça e segue-se um conjunto de promessas, as últimas, talvez, de uma campanha que a morte do independente (mas dirigente do PAIGC) Dabó encurtou para 12 dias.

"A Guiné-Bissau precisa de um Presidente capaz de criar um clima de paz, capaz de ajudar o governo a resolver os problemas", adverte Sanha, que quer juntar a Presidência ao governo e à maioria parlamentar já detidos pelo PAIGC.

E, sem referir que o seu partido foi o que mais tempo ocupou o poder no país, Malam prometeu para o futuro um "Estado de Direito democrático, um Estado em que o cidadão sinta que está protegido".

"Há que acabar com a impunidade", rematou.

No comício ao lado, cada frase de Kumba Ialá era recebida com aplausos e vivas ao homem que foi Presidente do país de 2000 a 2003, quando um golpe de Estado o derrubou.

"A minha candidatura significa a reposição da ordem, a estabilidade e o progresso para travar os 35 anos dos desmandos do PAIGC", disse Kumba, acrescentando ser o único "capaz de extirpar a corrupção e as injustiças na sociedade".

Mais directo, e tentando sem êxito que as suas palavras chegassem à praça ao lado, Ialá disse ser "o único candidato capaz de fazer frente ao fenómeno do narcotráfico importado pelo PAIGC".

"Malam Bacai Sanhá vendeu armas para os rebeldes da Casamança e depois veio dizer que era 'Nino' Vieira que o fazia. No dia 28 de Junho, vamos correr com ele e o seu partido, PAIGC.", exortou.

Contrariamente às outras aparições públicas, Kumba Ialá chegou ao comício final vestido com roupa tradicional papel, a que pertencia o falecido Presidente 'Nino' Vieira.

De túnica na cabeça e um machado no ombro, Kumba Ialá tirou o barrete vermelho da etnia Balanta para se vestir como um chefe tradicional papel. Ialá veio directamente de Biombo, capital do reino papel, para o comício de Bissau.

Na crença papel só se veste assim quem vai reinar numa terra.

Mais comedido foi o candidato independente Henrique Rosa que perante milhares de pessoas na Chapa de Bissau, na estrada que liga a capital guineense ao aeroporto, pediu a todos os guineenses para ajudarem a mudar a Guiné-Bissau.

Quanto às etnias, Henrique Rosa disse para todos aproveitarem a sua riqueza e diferença cultural a favor do país.

Também "não precisamos de doutores, precisamos é de trabalhadores", afirmou Henrique Rosa perante os aplausos dos apoiantes.

Se ganhar, prometeu aos guineenses que vão ter orgulho de dizer que são "guineenses" em todos os aeroportos do mundo.

Fonte: Lusa



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?