sábado, junho 27, 2009

Geocapital reforça presença em Bissau

Origem do documento: Jornal Trbuna de Macau, 27 un 2009


A Geocapital, holding de Stanley Ho e Ferro Ribeiro, quase duplicou a sua participação no Banco da África Ocidental, a maior instituição financeira da Guiné-Bissau

Stanley Ho é um dos poucos empresários internacionais a investir fortemente na Guiné-Bissau, sublinhava ontem o jornal “Diário Económico” ao revelar que a Geocapital aumentou a sua posição no Banco da África Ocidental de 36 para 60 por cento. A operação, concretizada esta semana, envolveu a compra de um conjunto de acções do banco guineense ao Montepio Geral.
Através da Geocapital-Investimentos Estratégicos, a “holding” que partilha com o empresário português Ferro Ribeiro, Stanley Ho já detém posições em quatro instituições financeiras de quatro países africanos de língua oficial portuguesa.
A Geocapital iniciou-se no sector bancário da África lusófona precisamente na Guiné-Bissau onde adquiriu, em 2007, uma participação maioritária no Banco da África Ocidental.
Sediada em Macau, a Geocapital tem vindo a alargar a sua acção aos países de língua portuguesa numa acção coordenada com o papel de Macau como plataforma económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa.
É neste contexto que Stanley Ho, accionista da Geocapital, tem também um investimento de 200 milhões de euros no Millennium/BCP em Portugal, correspondentes a 03 por cento do capital do banco, e de 25 por cento no Banco Seng Heng em Macau, em parceria com o Industrial and Comercial Bank of China.
Com actividade em Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Macau, a Geocapital tem vários outros investimentos além do sector financeiro, nomeadamente no sector dos biocombustíveis.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?