domingo, junho 28, 2009

Missão da CPLP considera que as eleições foram transparentes

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 28 Jun 2009


O chefe dos observadores da CPLP às eleições presidenciais que decorreram hoje na Guiné-Bissau, Albertino Bragança, considerou o pleito transparente e bem organizado numa primeira análise ao processo.

Em conferência de imprensa de “balanço factual” aos membros recolhidos pelos 18 observadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa espalhados pelo país, Albertino Bragança afirmou que o “processo obedeceu a todos os requisitos legais”, assinalando que numa primeira análise “foi transparente e bem organizado”.

As apreciações do chefe dos observadores da CPLP baseiam-se no cumprimento do horário da abertura e fecho das urnas, distribuição dos materiais de voto para todas as assembleias do voto e a disciplina e o civismo demonstrados pelos
os eleitores.

“As regras estabelecidas foram globalmente respeitadas. Devemos felicitar os guineenses, as autoridades e a comissão eleitoral”, disse Alberto Bragança, que anunciou para terça-feira uma análise exaustiva ao processo.

Questionado sobre a taxa de participação dos eleitores, Albertino Bragança considerou que a chuva “retraiu muita gente”, admitindo também que os recentes incidentes no país “terão levado a que muita gente não fosse votar”. O chefe dos observadores eleitorais da CPLP ressalvou, no entanto, não dispor ainda de dados sobre a participação dos eleitores.

Um dia antes do início da campanha eleitoral, um candidato às eleições, Baciro Dabó, foi assassinado na sua residência por homens armados e vestidos com uniformes militares.

As eleições de hoje foram marcadas na sequência do assassinato do Presidente João Bernardo Nino Vieira, em 2 de Março, também por homens armados e trajados com uniformes do exército guineense.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?