terça-feira, junho 09, 2009

Guiné-Bissau mantém data de 28 de Junho para eleições presidenciais

Origem do documento: www.panapress.com, 09 Jun 2009


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, anunciou segunda-feira última a manutenção da data de 28 de Junho para a realização das próximas eleições presidenciais antecipadas neste país.

Numa mensagem à nação um dia depois do seu regresso a Bissau após uma estada em Portugal, Pereira explicou ter mantido esta data tendo em conta os pontos de vista dos partidos políticos, do movimento da sociedade civil e das chefias militares.

Ele deplorou por outro lado os acontecimentos de 5 de Junho corrente último, precisamente o assassinato de Helder Magno Proença, deputado e ex-ministro da Defesa, e de Baciro Dabo, deputado do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau (PAIGC), e candidato ao escrutínio presidencial.

Pereiro comprometeu-se a esclarecer estes assassinatos prometendo tudo fazer para que os seus autores sejam identificados e julgados.

Logo depois da morte dos dois líderes políticos, a campanha eleitoral que deveria iniciar-se a 6 de Junho corrente foi adiada por quatro dias mais tarde. Várias formações políticas, das quais o Partido da Renovação Social (PRS), deveriam retomar a sua "caça ao votos" a partir desta terça-feira à tarde.

Por outro lado, um candidato independente, Paulo Mendonça, interpôs um recurso de anulação da data de 28 de Junho no Tribunal Supremo, estimando que a sua manutenção "é um atentado contra a Constituição e a lei eleitoral do país que prevê um adiamento da data caso haja a morte dum candidato ao escrutínio".



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?