sexta-feira, junho 05, 2009

EUA dão um milhão de dólares para eliminar minas terrestres

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 05 Jun 2009


Bissau, Guiné-Bissau, 5 Jun - Os Estados Unidos da América vão doar 1 milhão de dólares a organizações não-governamentais e ao governo da Guiné-Bissau para ajudar o país a eliminar minas terrestres, anunciou quinta-feira a representação norte-americana em Bissau.

“Em 2009, o governo dos Estados Unidos vai despender uma verba adicional de um milhão de dólares de apoio à Humaid, Cleared Ground e ao governo da Guiné-Bissau (…) para que um dia se possa declarar todo o território livre de minas terrestres e outros engenhos”, afirma o documento emitido pelo escritório em Bissau da embaixada dos Estados Unidos no Senegal.

O comunicado informa igualmente que com o apoio dos Estados Unidos a organização não-governamental Humaid “conseguiu limpar a área de Buruntuma (localidade do nordeste guineense situada na fronteira com a Guiné-Conacry) de todas as minas terrestres”.

Entre 2000 e 2008, os EUA investiram 3,9 milhões de dólares na eliminação de minas e outros engenhos explosivos no país numa área de 1 milhão de metros quadrados, incluindo Bissau.

Mais de 140 toneladas de excedentes de armas e munições obsoletas também foram destruídas com o apoio norte-americano. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?