segunda-feira, junho 15, 2009

Candidato Serifo Baldé quer força de paz no país com urgência

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 15 Jun 2009


O candidato do Partido Democrático Socialista de Salvação Guineense, Partido Jovem às presidenciais de 28 de Junho na Guiné-Bissau, Serifo Balde, defende o envio "urgente" de uma força de manutenção da paz para o país.

Em declarações à Agência Lusa, Serifo Baldé, que se candidata pela primeira vez às eleições, afirma que "está provado que os guineenses não conseguem resolver os seus problemas".

"Não há segurança para ninguém, nem para o povo, nem para os políticos e muito menos para os governantes", declara Baldé, sublinhando que existe "muito ódio e desejo de vingança" entre os guineenses.

"Só uma força de paz consegue travar isso", defende, frisando já ter transmitido a sua posição aos responsáveis da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Enquanto não se decidir sobre o envio de uma força estrangeira, Serifo Baldé aponta a reforma das Forças Armadas como condição para se ultrapassar os "graves problemas de segurança" na Guiné-Bissau.

"É urgente que se reforme as Forças Armadas, temos que fazer um novo recrutamento de mancebos para que possamos ter um equilíbrio étnico nos quartéis", defende o candidato.

Outro instrumento a necessitar de reforma, na opinião de Serifo Baldé, é a Constituição da República guineense, que o político entende ser "viciada", necessitando de um "novo arranjo".

O candidato condena ainda os últimos acontecimentos que levaram aos assassínios de Baciro Dabó (candidato às presidenciais) e Hélder Proença (deputado e ex-ministro da Defesa), acusados de tentativa de golpe de Estado.

"Qualquer que seja o crime que possam ter cometido deviam ser levados à justiça. Devemos parar de nos matar uns aos outros", diz Serifo Baldé, exortando os militares a denunciaram os políticos que andam a instigá-los para a subversão à ordem constitucional.

"Os militares deviam chamar os nomes dos políticos que lhes andam a fazer a cabeça para o golpe ou contra-golpes. O poder conquista-se nas urnas, com a vontade popular, como vou fazer no dia 28 de Junho", afirma.

O candidato diz que vai ganhar "com a força da juventude guineense, que já está cansada".

Serifo Baldé, 42 anos de idade é casado e pai de sete filhos.

As presidenciais antecipadas realizam-se após o assassínio do Presidente "Nino" Vieira, a 02 de Março, horas depois de um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?