sábado, junho 06, 2009

Baciro Dabó e Hélder Proença serão sepultados em Bissau

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 06 Jun 2009


Os funerais do candidato à presidência da República da Guiné-Bissau Baciro Dabó e do deputado Hélder Proença, assassinados sexta-feira, realizam-se em Bissau, disseram hoje à agência Lusa familiares dos dois.

Segundo Malam Dabó, irmão mais velho de Baciro Dabó, o candidato à presidência guineense, assassinado na sua residência por homens armados e fardados com uniformes militares, realiza-se no Domingo em Bissau e não em Bigene, terra natal do político.

“A família queria que ele (Baciro Dabó) fosse sepultado em Bigene, mas acabámos por compreender que não podemos tirar o seu corpo de Bissau, onde ele fez toda a sua vida, e ir enterrá-lo em Bigene”, declarou Malam Dabó.

Questionado sobre os procedimentos que serão seguidos para o funeral, Malam Dabó afirmou que da parte da família “será uma cerimónia simples, como mandam as regras de um enterro muçulmano”.

Quem deu mais pormenores sobre os procedimentos do funeral foi o amigo e director da campanha de Baciro Dabó, Lamine Djatá que explicou que o corpo sai da morgue do Hospital Simão Mendes, vai à mesquita do bairro d’Ajuda, segue para a sede do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e vai a enterrar no cemitério muçulmano de N’ghala.

Em relação ao funeral do deputado e antigo ministro da Defesa Hélder Proença, fontes familiares disseram à Lusa que “não será antes de segunda-feira” uma vez que se aguarda a chegada do filho mais novo do político, que está no Brasil.

O corpo de Hélder Proença vai ser sepultado no cemitério municipal de Bissau onde, por norma, são enterrados os não muçulmanos.

A família ainda desconhece se haverá uma cerimónia de homenagem a Hélder Proença na sede do PAIGC.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?