quarta-feira, junho 10, 2009

Angola financia eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 10 Jun 2009


Luanda, Angola (PANA) - Angola contribuiu com 250 mil euros para a organização das eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau, previstas para 28 de Junho corrente, noticiou terça-feira a Agência Angolana de Notícias (ANGOP) citando fonte diplomática em Bissau.

O embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Brito Sozinho, entregou segunda-feira ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a contribuição do seu país para a organização das eleições presidenciais.

Brito Sozinho assinou com a representante residente do PNUD em Bissau, Giuseppina Mazza, o acordo de repartição de custos entre o Governo de Angola, na qualidade de doador, e o organismo das Nações Unidas, que assegura a gestão dos fundos do projecto de apoio ao ciclo eleitoral 2008-2010 na Guiné-Bissau.

Na ocasião, o diplomata reafirmou, à imprensa, o empenho das autoridades angolanas em continuar a apoiar a Guiné-Bissau e lançou um veemente apelo à paz e concórdia no país para permitir reconstruir o país e assegurar investimentos para superar os gravíssimos problemas que vive actualmente em todos os domínios.

Sublinhou que a Guiné-Bissau é um país dotado de “imensas riquezas” para dar ao seu povo um futuro de tranquilidade e estabilidade.

Por sua vez, a representante do PNUD agradeceu a ajuda de Angola, que vem consolidar o pacote financeiro já disponível para a realização das presidenciais antecipadas, convocadas após o assassinato do Presidente João Bernardo “Nino” Vieira na sua casa em Bissau em Março último.

Dos 13 candidatos inicialmente apurados para as eleições presidenciais, um deles, o antigo ministro Baciro Dabó, foi assassinado na sua residência por militares a 5 de Junho, por suposto envolvimento numa alegada tentativa de golpe de Estado.

Um outro candidato independente, o advogado Pedro Infanda, anunciou segunda-feira a sua desistência do pleito eleitoral, alegando razões familiares e de segurança.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?