sábado, maio 09, 2009

Construção, gestão e operação do porto de Buba entregue a angolanos

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 09 Mai 2009


O governo da Guiné-Bissau e a empresa Bauxite Angola assinaram hoje, em Bissau, a concessão dos direitos de construção, gestão e operação do porto de Buba, sul do país, à sociedade mineira de investimentos angolana.

Esta cerimónia “assinala a formalização e o compromisso da empresa Bauxite Angola naquilo que é um grande projecto e um sonho de Amílcar Cabral”, afirmou Bernardo Campos, presidente do Conselho de Administração da Bauxite Angola.

“Como sabem, o porto de Buba tem uma importância enorme não só para a Guiné-Bissau, mas também para a sub-região porque vai permitir transformar-se numa porta de entrada e de saída de bens que não podiam ser transportados em outros pontos desta costa ocidental de África”, explicou Bernardo Campos.

“Com este projecto, está a dar-se um passo importantíssimo para o desenvolvimento deste país. Esta a dar-se um passo para a que a região conheça outros índices de desenvolvimento económico e social para o bem-estar das populações”, acrescentou.

A Bauxite Angola vai construir o porto de Buba (que será o maior porto de águas profundas naquela zona da África Ocidental) no âmbito do projecto de mineração e industrialização de bauxite na região guineense de Boé, num investimento que vai ultrapassar os 300 milhões de dólares.

A exploração do bauxite e a construção do porto de Buba vão criar milhares de postos de trabalho na Guiné-Bissau.

Para o ministro da Infra-estruturas, Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, José Almeida, a construção do porto de Buba “será mais uma obra de grande dimensão depois da ponte Amílcar Cabral e da ponte de São Vicente (a inaugurar no próximo mês) com importância regional e sub-regional”.

No plano nacional, o porto de Buba vai permitir o desenvolvimento das infra-estruturas do país (…) e combater a pobreza”, afirmou.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?