segunda-feira, maio 18, 2009

Angolana Bauxite Angola vai construir porto em Buba

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 18 Mai 2009


Bissau, Guiné-Bissau, 18 Mai - A empresa angolana Bauxite Angola vai construir e gerir um porto de águas profundas em Buba (a sudoeste de Bissau) nos termos de um acordo quinta-feira assinado em Bissau com o governo da Guiné-Bissau.

Durante a cerimónia de assinatura do acordo, o presidente da Bauxite Angola, Bernardo Campos, disse que o futuro porto vai tornar-se na porta de entrada e saída dos produtos da Guiné-Bissau.

Bernardo Campos adiantou que o porto é "de extrema importância" para o desenvolvimento do país e da sub-região.

A construção pela Bauxite Angola do porto de Buba, o maior do género na África Ocidental, enquadra-se no projecto de exploração da bauxite de Boé, num custo estimado em 321 milhões de dólares.

As reservas de bauxite da Guiné-Bissau estão estimada em 113 milhões de toneladas.

A Bauxite Angola é uma empresa mista de direito angolano, criada para realizar operações de mineração e investimento em diversos domínios, sendo, desde Setembro de 2007, titular de direitos mineiros sobre os jazigos de bauxite da Guiné-Bissau, bem como de concessões para a prospecção de bauxite em Angola e na Guiné Conakry.

Empresa pioneira em Angola na prospecção e extracção de bauxite, a Bauxite Angola foi estabelecida como uma parceria constituída por capitais públicos dos estados angolano e guineense bem como por privados, nacionais e estrangeiros.

A Bauxite Angola dispõe de uma empresa de direito guinense, denominado Sociedade Mineira do Boé, para operar na Guiné-Bissau. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?