segunda-feira, abril 06, 2009

Deputado angolano nomeado enviado especial da UA para Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 06 Abr 2009


Addis Abeba, (Etiópia) - O deputado e antigo ministro angolano das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, foi designado enviado especial do presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, para a Guiné-Bissau, soube a PANA segunda-feira de fonte diplomática.

João Miranda terá como missão apoiar os esforços em curso a nível da UA e na Guiné-Bissau com vista à reconciliação nacional e ao retorno da estabilidade político-institucional a este país lusófono da África Ocidental que atravessa actualmente uma profunda crise política.

A UA e outros parceiros multilaterais estão actualmente engajados em esforços visando, nomeadamente, ajudar a Guiné-Bissau a realizar novas eleições presidenciais, modernizar o seu sector de Defesa e Segurança e criar mecanismos que lhe permitam combater a impunidade.

O país vive, neste momento, uma etapa política difícil, após o assassinato do Presidente da República, João Bernardo “Nino” Vieira, e do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, tenente- general Tagmé Na Waié, no início de Março último.

Neste sentido, o deputado angolano estará engajado no processo de preparação das eleições presidenciais antecipadas de Junho próximo e em acções conjuntas da UA, da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) para a estabilização política da Guiné-Bissau.

João Bernardo de Miranda, jurista e jornalista de formação, serviu durante 20 anos o Governo angolano do qual foi sucessivamente vice- ministro da Comunicação Social, vice-ministro das Relações Exteriores e ministro das Relações Exteriores (1999 a 2008).

Deputado à Assembleia Nacional (Parlamento) e membro da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), João Bernardo de Miranda presidiu à Reunião Especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau, quando Angola era membro deste órgão (2004-2006).



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?