quarta-feira, abril 29, 2009

20 candidatos às eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 29 Abr 2009


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - Vinte figuras depositaram junto do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) da Guiné-Bissau as suas candidaturas às eleições presidenciais antecipadas de 28 de Junho próximo no país, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial.

Dos 20 candidatos 13 são representantes de partidos políticos, enquanto os restantes vão concorrer a título independente.

Entre os concorrentes partidários figuram Malam Bacai Sanhá pelo Partido Africano da Independêcnia da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC, no poder), Koumba Yalá do Partido da Renovação Social (PRS, principal oposição) e Aristides Gomes pelo Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento (PRID), a terceira força política do país.

Outros são Francisco José Fadul, actual presidente do Tribunal de Contas e líder do Partido Africano para o Desenvolvimento e Cidadania (PADEC), Arregado Mantenque Té do Partido Trabalhista (PT), Serifo Baldé do Partido Democrático Socialista e de Solidariedade da Guiné- Partido Jovem e Iaya Djaló do Partido Nova Democracia (PND).

Cirilo Rodrigues de Oliveira do Partido Socialista (PS), Viriato Abulai Fadiá do Partico para o Desenvolvimento e Combate à Pobreza (PDCP), Eusébio Sebastião Silva do Partido Democrático da Guiné (PDG), Pedro Infanda o LIPE (Partido Ecologista), João Tatis Sá do Partido Popular Guineense (PPG) e Francisca Vaz Turpin da União Patriótica Guineense (UPG) fazem igualmente parte da lista.

Esta última é a única mulher entre os aspirantes ao cargo deixado vago pelo Presidente João Bernardo "Nino" Vieira, assassinado na sua residência em Bissau em 2 de Março passado.

Entre as candidaturas independentes, lideradas pelo antigo Presidente da República interino (2003), Henrique Pereira Rosa, constam as do actual ministro da Administração Interna, Baciro Dabó, e dos empresários Braima Djaló, Paulo Mendonça e Abdulai Djibril Sila.

Figuram ainda entre os independentes o professor Luís Nancassa e o antigo director do Gabinete do Presidente Nino Vieira, João Cardoso.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?