segunda-feira, março 09, 2009

Urna funerária de «Nino» Vieira chegou hoje do Senegal

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 09 Mar 2009


Uma urna funerária para o corpo do presidente guineense “Nino” Vieira, morto segunda-feira na sua residência em Bissau durante um ataque, chegou hoje a Bissau vinda do Senegal, disse à agência Lusa fonte familiar.

“O presidente Wade já enviou hoje para Bissau num avião militar a urna funerária para o Presidente da República”, disse a fonte, acrescentando que chegaram também três médicos legistas e coroas de flores.

Segundo a mesma fonte, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, deverá chegar terça-feira acompanhado por alguns familiares de “Nino” Vieira, sobretudo, filhos.

Contactado pela agência Lusa, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau não confirmou a vinda do presidente senegalês.

Fonte do ministério guineense avançou, contudo, que segunda-feira chega uma delegação de quatro ministros da Gambia e uma da Guiné-Conakry, liderada pelo primeiro-ministro, Kabine Komará.

Na segunda-feira, chega igualmente uma delegação de Angola chefiada pelo primeiro vice-presidente do parlamento, Manuel Gonçalves Lourenço.

A mesma fonte disse que alguns países já confirmaram que vão ser representados por embaixadores, nomeadamente Cabo Verde, Argélia, África do Sul, Canadá, Cuba, EUA, Itália, Índia, Japão e Venezuela.

“Até ao momento não recebemos indicação sobre quem vem de Portugal”, afirmou a fonte.

Segundo a fonte do ministério guineense, no início da madrugada de segunda-feira chega uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A delegação é chefiada pelo antigo presidente são-tomense Miguel Trovoada e integrada por Mari Alkatiri, líder da oposição timorense, e ainda o ministro da Justiça de São Tomé e Príncipe, Justino Veiga.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?