segunda-feira, março 02, 2009

UE condena assassinatos e apela ao respeito da ordem constitucional

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 02 Mar 2009


A União Europeia, através da presidência checa, condenou hoje os assassinatos do presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, e do chefe das Forças Armadas, general Tagmé na Waié, apelando ao respeito da ordem constitucional no país.

Praga começa por dar, em comunicado de imprensa, os seus "pêsames sinceros" às famílias dos falecidos e à população da Guiné-Bissau.

"A União Europeia apela às autoridades políticas e militares para respeitarem a ordem constitucional e contribuir para acalmar a tensão, o regresso à estabilidade e ao processo democrático", segundo o comunicado de imprensa.

Em nome dos 27, a presidência checa afirma estar pronta para apoiar as autoridades guineenses a resolver de uma forma pacífica a presente situação em cooperação com as organizações internacionais presentes na região.

O apelo da presidência dos 27 junta-se ao já feito hoje por outras instituições europeias, como o presidente da Comissão Durão Barroso e o responsável pela Política Externa dos 27, Javier Solana.

João Bernardo "Nino" Vieira foi assassinado hoje por militares depois de no domingo um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Tagmé Na Waie.

A União Europeia tem vários programas de apoio à Guiné-Bissau, nomeadamente uma missão no país que está a ajudar, desde Junho de 2008, a reforma do sector de segurança.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?