domingo, março 01, 2009

Presidente gambiano realça relações com Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 28 Fev 2009


Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, declarou sexta-feira em Banjul que as relações entre o seu país e a Guiné- Bissau são baseadas na vontade das duas nações de se unir e trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento da sub-região e, finalmente, para a integração do continente africano.

Intervindo no termo da visita de três dias do primeiro-ministro bissau-guineense, Carlos Gomes Júnior, à Gâmbia, Jammeh anunciou que os cidadãos da Guiné-Bissau residentes no seu país já não pagarão a carta de residentes estrangeiros.

Por sua vez, Carlos Gomes Júnior prometeu respeitar todos os compromissos concluidos e partilhar os recursos mineiros do seu país com a Gâmbia.

O fim da sua visita à Gâmbia foi marcado pelo compromisso dos dois países de reforçar as suas relações bilaterais.

De acordo com o ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros gambiano, Omar Touray, os dois países concordaram em cooperar no sector da energia partilhar as suas experiências a fim de favorecer os investimentos privados, relançar e implementar diferentes projectos energéticos.

O chefe da diplomacia gambiano indicou igualmente que as duas partes estão de acordo para desmantelar as barreiras comerciais existentes a fim de incentivar o comércio e o turismo em ambos os lados, conforme aos protocolos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

As duas partes decidiram, por outro lado, trabalhar estreitamente em diversos sectores, nomeadamente a segurança, a exploração mineira, os recursos naturais e o desenvolvimento das infra-estruturas.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?