segunda-feira, março 09, 2009

Nenhum chefe de Estado confirmou presença no funeral de «Nino»

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 09 Mar 2009


O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, poderá ser o único chefe de Estado presente no funeral de João Bernardo "Nino" Vieira, terça-feira em Bissau, segundo uma lista divulgada pelo Protocolo guineense.

No entanto, Abdoulaye Wade ainda não confirmou oficialmente a sua presença em Bissau, onde já se encontram alguns representantes dos 27 países países e organizações internacionais que participam nas cerimónias.

Portugal, que preside à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estará representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho.

A delegação da CPLP inclui ainda o ex-Presidente de São Tomé e Príncipe Miguel Trovoada, que desempenha actualmente o cargo de secretário-executivo do Golfo da Guiné, o ministro da Justiça são-tomense, Justino Veiga, o ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri, e os embaixadores do Brasil e da Guiné-Bissau junto da organização, Lauro Moreira e Apolinário Carvalho, respectivamente.

O secretário da representação permanente do Brasil junto da CPLP, Renato Menezes, e o embaixador de Cabo Verde residente em Dacar, Raul Vera Cruz Barbosa, completam a delegação da organização.

O representante de Moçambique não foi ainda divulgado.

Outros países representados são a África do Sul, Estados Unidos, Cuba, Reino Unido, Índia, Itália, Japão, Holanda, Alemanha e Venezuela.

A vizinha Guiné-Conacri será representada por uma delegação liderada pelo primeiro-ministro Kabine Komará, enquanto a Gâmbia envia quatro ministros e o Vaticano se faz representar pelo Núncio Apostólico residente em Dacar, .

A União Africana envia a Comissária para os Assuntos Políticos, Iulia Joiner, e o Conselheiro Jurídico Principal dos Direitos Humanos, Chasi Bkari, e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Monetária da África Ocidental (UEMOA) também se farão representar.

Fora da lista distribuída pelo Protocolo guineense, mas com indicação desde domingo de que estariam presentes figuram o primeiro vice-presidente do parlamento angolano, Manuel Gonçalves Lourenço, e ainda a França e a China, que deverão ser representados pelos embaixadores residentes em Bissau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?