segunda-feira, março 02, 2009

Governo espanhol condena atentado e oferece cooperação

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 02 Mar 2009


O Governo espanhol condenou hoje o “brutal atentado” que custou a vida ao Presidente da Guiné-Bissau, "Nino" Vieira, expressando “condolências ao Governo e ao povo guineense” e manifestando disponibilidade para cooperar com o país.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol refere que está a acompanhar a situação e que os cerca de 50 espanhóis no país, a maioria cooperantes, estão “bem e em contacto permanente com a Embaixada de Espanha em Bissau”.

“Espanha faz um apelo à manutenção da ordem constitucional e ao respeito pelo Estado de direito, reafirmando o seu compromisso em cooperar com o processo de consolidação democrática e reconstrução na Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado.

João Bernardo "Nino" Veira foi assassinado hoje por militares depois de no domingo, um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, o general Tagmé Na Waie.

A Guiné-Bissau tornou-se nos últimos anos um parceiro vital de Espanha no combate às redes de imigração ilegal para as Canárias e ao narcotráfico no Atlântico.

Desde Janeiro de 2008 que os dois países mantém um acordo global de cooperação migratória, tendo Espanha aberto no ano passado uma embaixada em Bissau.

A situação na Guiné-Bissau ocorre depois de nos últimos meses dois outros países de “importância crucial” para Espanha - a Mauritânia e a Guiné Conakry - terem sido palco de golpes de Estado.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?