segunda-feira, março 16, 2009

Espanha concede ajuda técnica e económica para processo eleitoral

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 16 Mar 2009


O secretário dos Negócios Estrangeiros de Espanha ofereceu hoje ao Governo da Guiné-Bissau ajuda técnica e económica para a estabilização do país e para a realização com êxito das próximas presidenciais.

A Guiné-Bissau deverá marcar proximamente eleições para eleger um novo Presidente, no seguimento do assassínio no passado dia 02 de João Bernardo "Nino" Vieira, no cargo desde 2005.

Ángel Lossada entregou a mensagem do Governo espanhol ao primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, e ao Presidente interino, Raimundo Pereira, durante a visita oficial que realizou à Guiné-Bissau para manifestar o apoio de Espanha para a estabilização democrática nesta antiga colónia portuguesa em África.

"Nino" Vieira, que assumiu a presidência da Guiné-Bissau em 1980, no seguimento de um golpe de estado, foi derrubado em 1999 e, após seis anos de exílio em Portugal, voltou a Bissau para concorrer e vencer as presidenciais de 2005.

A sua morte, às mãos de um grupo de militares quando se encontrava na sua residência na capital guineense, ocorreu horas depois do chefe das forças armadas, general Tagmé Na Waié, ter sido mortalmente atingido num atentado à bomba, no quartel-general de Bissau.

Lossada entregou um primeiro contributo de 200 mil euros para a realização das próximas presidenciais, que de acordo com a Constituição guineense deverão decorrer até aos primeiros dias de Maio, isto é, 60 dias após a morte de "Nino" Vieira.

Em declarações aos jornalistas, depois da audiência concedida pelo primeiro-ministro guineense, o enviado espanhol disse que o Governo madrileno está disposto a estudar outros meios económicos e técnicos para o êxito do processo eleitoral.

Segundo adiantou, Espanha está disponível para colaborar com a Guiné-Bissau na reforma do sector da segurança e no combate ao narcotráfico.

Espanha considera "fundamental" para a consolidação democrática do país a reforma das forças de segurança guineenses e o estabelecimento de uma nova relação com o poder civil, tarefa em que a União Europeia (UE) trabalha desde 2008, com uma missão liderada com o general espanhol Juan Esteban Verástegui.

Nas reuniões que manteve com as autoridades de Bissau, Lossada aproveitou também para analisar a situação da cooperação migratória.

A Espanha e a Guiné-Bissau assinaram em Janeiro de 2008 um acordo global sobre migrações, incluindo a gestão comum dos fluxos migratórios, o desenvolvimento local e repatriações.

Lossada referiu-se igualmente à assinatura, em breve, de um convénio de reciprocidade para que os cidadãos da Guiné-Bissau, com residência legal em Espanha, possam votar nas eleições autárquicas, como já acontece relativamente à Argentina, Equador ou Colombia.

Antes de regressar a Madrid, o secretário espanhol esteve também reunido com a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Maria Adiato Nandigna, com o ministro da Defesa, Artur Silva, e com o general Verástegui.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?