quinta-feira, março 05, 2009

Angola garante ajuda para investigação de assassinato de Nino Vieira

Origem do documento: www.panapress.com, 05 Mar 2009


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O vice-ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chicoty, garantiu quarta-feira em Bissau a ajuda do seu país à Guiné-Bissau no domínio da segurança e para investigar sobre os assassinatos do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Batista Tagme Na Wai, soube-se de fonte oficial na capital bissau-guineense.

"Angola fará tudo o que estiver em seu poder para ajudar a Guiné- Bissau e trabalhar juntos no domínio da segurança, bem como para levar a cabo inquéritos com vista a fazer elucidar os eventos trágicos de 1 e 2 de Março que nos preocupam muito", afirmou Chicoty após um encontro com o primeiro-ministro bissau-guineense, Carlos Gomes Júnior.

Chicoty foi portador duma mensagem de condolências e de solidariedade do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ao povo e ao Governo da Guiné-Bissau.

"Angola e a Guiné-Bissau são países que partilham a mesma história marcada pelas lutas de libertação nacional. Nestes momentos de duras provas, é normal que Angola que está inteiramente disposta a continuar as suas relações de amizade e de cooperação com Bissau esteja aqui para se inteirar da situação prevalecente", acrescentou o vice-ministro angolano das Relações Exteriores.

Numa mensagem publicada após os eventos trágicos na Guiné-Bissau, o Governo angolano condenou o assassinato do Presidente Nino Vieira, segunda-feira na sua residência em Bissau, e exigiu a abertura urgente dum "inquérito rigoroso" para identificar os responsáveis do crime.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?