domingo, fevereiro 08, 2009

Presidentes da Guiné-Bissau e do Mali apoiam junta na Guiné-Conakry

Origem do documento: www.panapress.com, 07 Fev 2009


Conakry, Guiné (PANA) - O chefe de Estado bissau-guineense, João Bernado Vieira "Nino", expressou sábado à noite o seu apoio ao Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (CNDD, junta no poder na Guiné-Conakry), no termo duma visita privada de 48 horas a este país.

Nino Vieira, que participou sexta-feira última nas festividades comemoraticas do 40º dia da morte do general Lansana Conté (ex- Presidente da Guiné-Conakry) na sua aldeia natal, instou a comunidade internacional a apoiar a junta que tomou o poder a 23 de Dezembro último, algumas horas após o falecimento do Presidente Conté.

Evocando as suas "relações privilegiadas" com o falecido Presidente que participou na luta de libertação da Guiné-Bissau, Nino Vieira prometeu fazer o seu possível para reforçar a cooperação bilateral.

Por sua vez, o Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, que veio igualmente participar nas orações e nos recolhimentos em memória do falecido Presidente, apelou aos parceiros no desenvolvimento para ajudar a Guiné-Conakry a enfrentar os numerosos desafios.

"Mesmo se eu acho normal a condenação dum golpe de Estado no plano internacional, a Guiné-Conakry deve ser ajudada", disse o Presidente Touré, acrescentando ter aproveitado a sua estada de 24 horas na Guiné-Conakry para dar úteis conselhos ao Presidente do CNDD, o capitão Moussa Dadis Camara, e aos seus colegas que ele acha "sinceros e cheios de boa vontade".

O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, foi o primeiro chefe de Estado africano a dar o seu apoio à junta no poder na Guiné-Conakry, antes de efectuar uma breve deslocação a Conakry em Janeiro último, alguns dias após uma visita do guia da Revolução Líbia, Muamar Kadafi, ao mesmo país.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?