segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Governo vai fazer auditorias à Guiné Telecom e Guinetel para poder recuperar empresas

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 23 Fev 2009


Bissau, Guiné-Bissau, 23 Fev - O Governo da Guiné-Bissau vai fazer uma auditoria às contas da Guiné-Telecom e Guinetel, participadas pela Portugal Telecom, para saber como recuperar as empresas, disse sexta-feira em Bissau a ministra da Economia guineense, Helena Embaló.

Helena Embaló admitiu à agência noticiosa portuguesa Lusa que a situação das duas operadoras telefónicas "é de impasse e litígio" entre os accionistas, o Estado da Guiné-Bissau e a Portugal Telecom.

Em Maio de 2008, o Governo de Bissau decidiu, de forma unilateral, assumir a gestão das duas empresas, alegando o abandono da PT, que se manteve no entanto como accionista.

A Guiné Telecom foi fundada em 1989 e a Guinetel em 2004.

A PT detém 40 por cento da Guiné Telecom (única rede operadora de rede fixa na Guiné-Bissau) e 55 por cento da Guinetel (primeira operadora de rede móvel).

Desde 2004, que a Guiné Telecom enfrenta dificuldades técnicas e financeiras, decorrentes de falta de investimentos e quebra de receitas.

Os "desentendimentos" entre os accionistas Estado guineense e PT surgiram porque a parte portuguesa deixou de investir nas duas empresas alegando que a parte guineense se recusa a pagar uma dívida de cerca de 30 milhões de euros que deve à Guiné Telecom. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?