terça-feira, fevereiro 10, 2009

Estado pode perder cerca de 30 por cento de receitas previstas com quebra do preço do caju

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 10 Fev 2009


Bissau, Guiné-Bissau, 10 Fev - A crise financeira mundial está a afectar o preço da castanha do caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau, o que deverá influenciar negativamente o Orçamento Geral do Estado, disse segunda-feira em Bissau o director-geral do Comércio guineense.

Jaimantino Có salientou à agência noticiosa portuguesa Lusa que a crise mundial obrigou a rever o preço de referência para a compra da castanha guineense no mercado indiano, que deverá motivar uma quebra das receitas previstas na ordem de 20 a 30 por cento.

De acordo com o director-geral do Comércio e Concorrência da Guiné-Bissau, antes da crise mundial, os exportadores (na sua maioria indianos) compraram a castanha guineense tendo por base um contrato de revenda de cerca de 700 dólares por tonelada, mas com a crise viram-se obrigados a baixar para até 500 dólares por tonelada.

Com base nos cálculos efectuados antes da crise, o Governo guineense contava arrecadar cerca de 80 milhões de dólares, fruto da exportação de cerca de 110 mil toneladas de caju.

"Mas, com esta situação que temos agora em mãos, revisão em baixa dos contratos, vamos ter que alterar também as nossas previsões de receitas", declarou Jaimantino Có, frisando que a situação poderá afectar "grandemente o próprio Orçamento" do Estado.

Tendo por base cálculos "por alto", admitiu que a Guiné-Bissau corre o risco de perder "qualquer coisa como 20 a 30 milhões de dólares" decorrente da revisão em baixa dos preços da castanha do caju no mercado indiano, principal comprador do produto. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?