terça-feira, fevereiro 17, 2009

Diplomata ruandês nomeado enviado especial da ONU na Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 17 Fev 2009


Kigali, Ruanda (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, designou o embaixador ruandês Joseph Mutaboba como novo enviado especial da ONU na Guiné-Bissau para um mandato de três anos a partir de 1 de Março próximo, soube a PANA terça-feira de fonte oficial na capital ruandesa.

Joseph Mutaboba era até agora enviado especial do chefe de Estado ruandês, Paul Kagame, para as questões da região dos Grandes Lagos.

Segundo um comunicado do Governo ruandês enviado terça-feira à PANA, Mutaboba já deixou o Ruanda para a Guiné-Bissau.

Oo novo enviado especial da ONU ocupou diferentes postos na função pública ruandesa e no domínio diplomático. Ele participou nas negociações que desembocaram no lançamento da operação militar conjunta levada a cabo pelos Exércitos ruandês e congolês para neutralizar os rebeldes hutus ruandeses no leste da RD Congo.

Um golpe de Estado contra o regime do Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, foi abortado a 6 de Agosto passado e desde então reina uma alta tensão neste país da África Ocidental que vive uma situação económica muito difícil há vários anos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?