terça-feira, janeiro 06, 2009

Tagmé Na Waié acusa homens de Nino de tentativa de assassinato

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 06 Jan 2009


O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, general Tagmé Na Waié (foto), acusou elementos de uma milícia da segurança presidencial de o tentarem assassinar domingo a noite quando circulava nas imediações da Presidência da República.

Em comunicado, o CEMGFA guineense refere que no dia 4 de Janeiro, por volta da meia-noite, foi "alvo de disparos a rajada por parte dos ditos Milícias Anguentas, mobilizados e armados pelo ministro da Administração Interna, engenheiro Cipriano Cassamá".

O comunicado lembra que os "Anguentas" (milícias que apoiaram o Presidente João Bernardo 'Nino' Vieira na guerra civil de 1998/99 contra a Junta Militar) foram recrutados e armados "à margem dos procedimentos legais", pelo que "não são militares e nem paramilitares e consequentemente não são consignados a qualquer estrutura do Estado".

Por isso, Tagmé Na Waié afirmou ter dado ordens para que os "Anguentas", cerca de 400 homens afectos ao Batalhão da Presidência da República e num aquartelamento próprio fora do controlo dos Estado-Maior das Forças Armadas, fossem desarmados e devolvidos à sua respectiva comunidade.

Fonte do Estado-Maior disse que o desarmamento dos "Anguentas" (expressão em crioulo para "aguenta") ocorreu segunda-feira à noite, sem que tenha havido qualquer resistência.

No mesmo comunicado, o CEMGFA responsabilizou o ministro da Administração Interna (do governo cessante), Cipriano Cassamá, pelas consequências que poderão advir da nomeação dos elementos da milícia para a guarda presidencial.

O assessor de imprensa do Presidente guineense afirmou que o chefe de Estado não pretende reagir sobre este caso por ser um "assunto que deve ser tratado com o Ministério da Administração Interna".

O ministro da Administração Interna admitiu domingo, numa conferência de imprensa, que tinha decidido "reforçar a segurança do Presidente" 'Nino' Vieira com novos elementos, neste caso os 'Anguentas' uma vez que "o Presidente está sem a segurança de que necessita".

O governante fazia alusão ao ataque de que 'Nino' Vieira foi alvo no dia 23 de Novembro por parte de um grupo de soldados de baixa patente.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?