terça-feira, janeiro 06, 2009

Chefe do Estado-Maior da Guiné-Bissau escapa a atentado

Origem do documento: www.panapress.com, 06 Jan 2009


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau confirmou segunda-feira que o seu chefe, o general Batista Tagm Na Wai, foi visado domingo à noite por um tiro disparado "por milícias mobilizadas e armadas pelo ministro do Interior, Cipriano Cassama".

Numa nota de imprensa, o Estado-Maior das Forças Armadas precisa que "estes elementos armados que foram recrutados à margem de qualquer procedimento legal não são militares nem agentes de segurança admitidos numa instituição do Estado".

"Tendo em conta a gravidade da situação, o Estado-Maior das Forças Armadas decidiu proceder imediatamente ao desarmamento e ao desmantelamento da milícia +Aguentas+ recrutada pelo ministro do Interior e responsabilizar este último por todas as consequências relativas à insegurança e à instabalidade que decorrer desta situação", acrescenta o comunicado.

O ministro bissau-guineense do Interior recrutou recentemente 400 milícias denominados "Aguentas" que asseguram a guarda do chefe de Estado João Bernardo "Nino" Vieira desde que este foi objecto duma tentativa de assassinato a 23 de Novembro último.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?