segunda-feira, dezembro 01, 2008

Ministério Público já ouviu sete militares suspeitos

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 01 Dez 2008


O Ministério Público da Guiné-Bissau já ouviu os sete militares suspeitos de tentativa de assassínio do Presidente ‘Nino’ Vieira e começou a audição de pessoas apontadas pelos suspeitos como fazendo parte da operação, disse fonte judicial.

Segundo a fonte, os sete militares já foram ouvidos e hoje o Ministério Público deu início ao processo de audição de pessoas apontadas pelos suspeitos como tendo participado ou tendo tomado conhecimento da tentativa de assassínio do Presidente guineense.

Ainda de acordo com a fonte judicial, alguns oficiais graduados já foram convocados para as audições pelos magistrados do Ministério Público e outros serão chamados “nos próximos dias”.

Nos inquéritos efectuados até ao momento, os sete suspeitos admitem que o ataque à residência de João Bernardo ‘Nino’ Vieira teria contado com a participação de mais elementos das Forças Armadas, isto é, não apenas os que se encontram detidos.

A mesma fonte indicou que o Ministério Público aguarda pela decisão do Juiz de Instrução Criminal (JIC) sobre a validação ou não do pedido de prisão preventiva para os sete suspeitos requerido quarta-feira.

A dificuldade na obtenção de uma resposta sobre esta diligência processual reside no facto de o JIC titular do processo se ter ausentado do país, em missão de serviço, obrigando o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a nomear hoje um novo magistrado para se ocupar do caso.

A fonte precisou ainda à Lusa que os “trabalhos decorrem a um bom ritmo”, admitindo que a “verdade será conhecida brevemente” sobre os implicados, os mandantes e as motivações para a tentativa de assassínio ao Presidente ‘Nino’ Vieira.

Uma comissão de inquérito composta por nove elementos de diferentes instituições estatais e da sociedade civil está a conduzir as audições que decorrem na Procuradoria-geral da República, em Bissau.

A comissão, coordenada por três magistrados do Ministério Público, tem até ao dia 10 para apresentar o relatório das audições e caso seja necessário o prazo será prorrogado por mais cinco dias.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?