sexta-feira, dezembro 26, 2008

Carlos Gomes Júnior nomeado primeiro-ministro

Origem do documento: www.panapress.com, 26 Dez 2008

Carlos Gomes Júnior volta à primatura na Guiné-Bissau


Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O chefe do Estado bissau-guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, nomeou quinta-feira o líder do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, para o posto de primeiro-ministro, soube-se de fonte oficial.

O novo chefe do governo bissau-guineense já tinha assumido estas funções em Abril de 2004 antes de ser exonerado a 28 de Novembro de 2005 pelo mesmo Nino Vieira com quem tinha relações conflictuosas.

O PAIGC ganhou largamente as eleições legislativas de 16 de Novembro passado na Guiné-Bissau, vencendo 67 dos 100 assentos dos deputados na Assembleia Nacional.

--------------------
Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 26 Dez 2008

Líder PAIGC, Carlos Gomes Júnior, nomeado primeiro-ministro


O líder Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior foi hoje nomeado novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, através de um decreto presidencial assinado pelo chefe de Estado guineense, João Bernardo 'Nino' Vieira.

De acordo com o decreto lido na Radiodifusão Nacional (RDN, emissora estatal) a decisão do Presidente 'Nino' Vieira é tomada em obediência aos resultados das últimas eleições legislativas que deram a vitória ao PAIGC com a maioria qualificada dos votos.

Antigo partido único da Guiné-Bissau até a abertura política do país ao multipartidarismo nos anos 90 do século passado, o PAIGC obteve 67 lugares no novo Parlamento composto por 100 deputados.

O decreto que nomeia Carlos Gomes Júnior primeiro-ministro ressalva, contudo, que este só iniciará essas funções com a sua investidura no cargo, cerimónia cuja data ainda não foi anunciada.

O Presidente 'Nino' Vieira decretou a nomeação de Gomes Júnior 24 horas após uma série de consultas efectuadas junto das cinco forças políticas com representação parlamentar e dos conselheiros do Estado.

De acordo com o porta-voz desse órgão de consulta do chefe de Estado, Carlos Domingos Gomes (pai do novo primeiro-ministro) tanto os partidos como os conselheiros do Estado recomendaram a 'Nino' Vieira que nomeasse rapidamente o líder do PAIGC primeiro-ministro.

Esta é a segunda vez que Carlos Gomes Júnior é nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Da primeira vez foi na sequência das eleições legislativas de 2004, ganhas, com maioria simples pelo PAIGC, mas cujo governo seria demitido 17 meses depois por 'Nino' Vieira, sob a alegação de uma grave crise institucional.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?