domingo, dezembro 14, 2008

Cabo Verde e Angola estão preocupados com situação guineense

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 14 Dez 2008


Angola e Cabo Verde "estão preocupados" com o evoluir da situação política na Guiné-Bissau, afirmou hoje o Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, que efectua uma visita de algumas horas a capital guineense.

Em declarações à imprensa no aeroporto internacional de Bissau, Pedro Pires explicou que o seu país e Angola decidiram enviar à Guiné-Bissau "uma importante delegação" para saber "junto das autoridades e irmãos guineenses o que se passa".

O chefe de Estado cabo-verdiano fez notar que o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, "também partilha da mesma preocupação", pelo que enviou uma delegação liderada pelo ministro das Obras Publicas, general Higino Carneiro.

"Estamos aqui na ideia de vir conhecer melhor a situação, mas como sabem, eu pessoalmente tenho com a Guiné laços especiais, de modo que estou sempre a acompanhar de perto o que acontece neste país, por razões de história e de solidariedade", disse Pedro Pires.

Fonte do governo guineense disse à Lusa que o Presidente cabo-verdiano veio com a missão de tentar "desanuviar a tensão política" na Guiné-Bissau marcada pela recente tentativa de assassínio de que foi alvo o seu homólogo guineense, João Bernardo 'Nino' Vieira, e as clivagens nas relações entre este e o líder do PAIGC e futuro primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Vencedor das eleições legislativas de 16 de Novembro, mas cujo governo ainda aguarda pela investidura, Carlos Gomes Júnior e o Presidente 'Nino' Vieira mantêm uma relação tensa, um facto que preocupa Angola e Cabo Verde.

"Depois das últimas eleições legislativas achamos por bem vir até Bissau falar com o Presidente 'Nino' Vieira, com a direcção do PAIGC, com as autoridades e a todos dar a ideia das nossas preocupações sobre aquilo que consideramos de interesse neste momento", sublinhou o presidente cabo-verdiano ao justificar a sua visita a Bissau.

Contrariamente ao que foi anunciado sexta-feira, a visita de Higino Carneiro e Pedro Pires termina ainda hoje, depois de consultas com o Presidente 'Nino' Vieira, o primeiro-ministro, Carlos Correia, com o líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, e, eventualmente, com o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?