quinta-feira, dezembro 04, 2008

Ataque a "Nino" teve motivação política

Origem do documento: Jornal de Notícias, Porto, 03 Dez 2008



O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, afirmou, esta terça-feira, que a tentativa de assassínio de que foi alvo tem motivações políticas decorrentes das recentes eleições legislativas ganhas pelo PAIGC e contestadas pelo Partido da Renovação Social.

O chefe de Estado guineense, que falava perante uma delegação do Sindicato de Jornalistas guineense, que foi manifestar a sua solidariedade, defendeu que o ataque à sua residência, no passado dia 23 de Novembro, decorre da publicação dos resultados eleitorais.

«Atacaram-me, mas esqueceram-se de que não fui candidato às eleições legislativas. Esqueceram-se também que, quando fui votar, disse que ia trabalhar com qualquer partido que viesse a ganhar as eleições», afirmou "Nino" Vieira.

O presidente guineense disse ainda não compreender o "porquê de tanta maldade" contra a sua pessoa se o seu único objectivo "é servir a Guiné-Bissau, desde os 19 anos". "Se tivessem morto o presidente o que iriam ganhar com isso? Nada. Porque quem ia para o poder tinha apenas 90 dias para organizar as eleições presidenciais, o que seria outra despesa para o Estado e para a comunidade internacional", acrescentou.

"Nino" Vieira pediu também aos jornalistas para ajudarem os guineenses a mudar a mentalidade belicista e de fuga às responsabilidades quando as coisas não correm bem. "Se o avião aterra num aeroporto qualquer do país, com suspeita de tráfico de droga a culpa é do presidente, se não há escola a culpa é do presidente, ninguém assume as suas responsabilidades neste país", disse "Nino".



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?