sábado, novembro 01, 2008

Imagem de «Nino» pode ser determinante para sucessos na campanha

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 01 Nov 2008


A imagem do Presidente da Guiné-Bissau, "Nino" Vieira, está ser reivindicada por dois partidos na campanha para as legislativas do próximo dia 16 porque poderá ter "alguma influência" para a vitória eleitoral, disse à agência Lusa um analista político guineense.

Fafali Kudauo, reitor da Universidade Colinas de Boé, defendeu que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido Republicano Independente para o Desenvolvimento (PRID) disputam a "legitimidade" da utilização da imagem de 'Nino' Vieira porque ambos têm a noção do capital político que o chefe de Estado personifica.

"A imagem de um homem político é importante quando esse homem tem a quota em alta como é o caso do Presidente Vieira. Um herói durante a luta de libertação nacional, herói vivo durante o 14 de Novembro de 1998 quando liderou um golpe de Estado e actual Presidente da República", explicou Kudauo.

"O Presidente 'Nino' Vieira é um homem com um capital político importante, fruto de ligações e redes espalhadas pelo país, factor que pode ser determinante para angariar apoios durante as eleições", acrescentou o analista.

A análise de Fafali Kudauo pretende explicar os motivos pelos quais a imagem do Presidente guineense está a ser reivindicada por dois partidos, ao ponto de o chefe de Estado exortar ao PAIGC para não a utilizar.

"O Presidente 'Nino' Vieira, de certeza que tem uma rede de seguidores que vai dos centros urbanos até as aldeias mais longínquas da Guiné-Bissau. Rede de fidelidades e amigos, de anciões, dos veteranos de guerra, enfim de pessoas que podem ajudar a conquistar o eleitorado na base. O simples nome de "Nino" Vieira é capaz de mobilizar as massas", afirmou Fafali Kudauo.

Ainda que não considere a imagem do Presidente como factor decisivo, por si só, para a vitoria eleitoral de um partido, porque há outros aspectos em jogo, nomeadamente o programa político, o sentimento de pertença do mesmo grupo étnico, religioso, económico, grupo urbano ou rural, Fafali Kudauo entende que invocar o nome de 'Nino' Vieira é um trunfo importante.

"Como estamos no campo do simbolismo, a imagem é uma grande fonte simbólica em África e na Guiné-Bissau o povo vota sempre a favor do campo Presidente que é considerado o detentor legal do poder político", frisou.

Fafali Kudaou é ainda de opinião de que estão em jogo duas estratégias distintas entre o PAIGC e o PRID quando ambos reivindicam a pertença da imagem de "Nino" Vieira.

Enquanto o PAIGC tenta fazer passar a ideia de uma reconciliação efectiva com "Nino" Vieira, expulso do partido e mais tarde reintegrado, o PRID, formado por dissidentes do PAIGC, fazem entender ao eleitorado que foram eles que o reabilitaram ao ponto de ter sido novamente eleito Presidente da República em 2005.

"Para o PAIGC invocar o nome de 'Nino' Vieira é o regresso ao passado militante, mas quando o PRID invoca o nome de 'Nino' Vieira está a mostrar que este está em ruptura com o passado", disse Kudauo.

Questionado sobre qual dos dois partidos ficara a perder com o facto de 'Nino' Vieira ter dito que não quer a sua imagem associada à campanha eleitoral, Kudauo entende que é o PAIGC que sai enfraquecido.

"Indubitavelmente o PAIGC sai a perder nesse aspecto e, por consequência, é o PRID que sai a ganhar com essa posição do Presidente 'Nino' Vieira que quer afastar-se do PAIGC", concluiu.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?