quinta-feira, setembro 18, 2008

Presidente da Guiné-Bissau visita Macau

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 18 Set 2008


Macau, China, 17 Set - O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, chega sexta-feira a Macau para uma visita de três dias a convite do Chefe do executivo do Governo da Região Administrativa Especial, Edmund Ho.

De acordo com a Rádio Macau, o programa de João Bernardo Vieira no território inclui um encontro com Edmund Ho, uma reunião com o secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam.

Na terça-feira, o presidente da Guiné-Bissau foi recebido em Pequim pelo presidente da China, Hu Jintao e encontrou-se com o primeiro-ministro Wen Jiabao tendo assinado um acordo de cooperação económica e tecnológica.

A Guiné-Bissau é, à semelhança dos países de língua portuguesa, com excepção de São Tomé e Príncipe que mantém relações diplomáticas com Taiwan, um dos parceiros da China no Fórum que tem Macau como plataforma de contacto e de promoção das relações económicas e comerciais.

A Guiné-Bissau viu as trocas comerciais com a China aumentarem 31,6 por cento nos primeiros sete meses deste ano, para um total de 4,5 milhões de dólares.

Nos primeiros sete meses deste ano as trocas comerciais entre a China e os sete países de expressão portuguesa atingiram 43,93 mil milhões de dólares, uma subida homóloga de 88,7 por cento.

A empresa Geocapital, sedeada em Macau, de Stanley Ho e Ferro Ribeiro, comprou em Julho do ano passado 60 por cento do Banco da África Ocidental (BAO) da Guiné-Bissau.

A Geocapital obteve também a concessão para a construção de um complexo turístico com casino na ilha Caravela, no arquipélago dos Bijagós, considerada reserva ecológica biosférica pela UNESCO. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?