quinta-feira, maio 29, 2008

Países costeiros da África Ocidental querem negociar acordo de pesca conjunto com UE

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 29 Mai 2008


Bissau, Guiné-Bissau, 28 Mai - Nove países costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) querem negociar em conjunto um acordo de pescas com a União Europeia, anunciou terça-feira em Bissau o ministro das Pescas da Guiné-Bissau.

Em conferência de imprensa realizada na capital guineense, Daniel Gomes ser intenção do grupo que nas próximas negociações seja já a comissão sub-regional das pescas a negociar com o bloco europeu, abandonando-se os actuais tratados bilaterais.

A Guiné-Bissau preside actualmente à comissão sub-regional de pescas, um organismo inter-governamental criado no quadro da CEDEAO.

Integram aquela comissão a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Mauritânia, Gâmbia, Senegal, Guiné-Conakri, Gana, Serra Leoa e Libéria.

A Guiné-Bissau assinou em 2007 um acordo comercial de pescas com a União Europeia válido até 2011, com o valor anual de 7,5 milhões de euros, que permite a barcos portugueses, espanhóis, italianos, franceses e gregos capturarem atum e camarão nas águas territoriais guineenses. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?