sexta-feira, maio 16, 2008

Governo pretende aumentar produção de arroz e suspende taxa de importação

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 15 Mai 2008


Maputo, Moçambique, 15 Mai - O governo da Guiné-Bissau pretende aumentar a produção de arroz e decidiu anular a respectiva taxa de importação a fim de contrariar o aumento dos preços, afirmou segunda-feira em Maputo o ministro da Economia, Abubacar Demba Dahaba.

"Estamos muito preocupados com o aumento do preço do arroz", disse Dahaba, à margem da reunião anual do Banco de Desenvolvimento Africano, que teve lugar em Maputo, tendo acrescentado que a única solução é aumentar a produção, uma vez que a anulação da taxa de importação é apenas uma medida temporária.

O preço do arroz mais do que duplicou no ano passado, tendo atingido já este ano um valor recorde de 25,07 dólares por cada 100 libras peso, à medida que produtores como a China e o Vietname reduzem as suas exportações.

A Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, produziu cerca de 400 mil toneladas de arroz no ano passado e importou 80 mil toneladas, disse ainda o ministro, para acrescentar que o país está à procura de apoios externos para quintuplicar a produção de arroz. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?