quinta-feira, maio 15, 2008

Governo assume controlo das empresas Guiné-Telecom e Guinetel

Origem do documento: www.macauhub.com.mo, 14 Mai 2008


Bissau, Guiné-Bissau, 14 Mai - O governo da Guiné-Bissau assumiu a gestão da Guiné-Telecom e da Guinetel por considerar que a Portugal Telecom (PT) abandonou a administração das duas empresas luso-guineenses, foi segunda-feira anunciado em Bissau.

De acordo com um comunicado governamental, "com a ausência prolongada dos representantes do grupo PT e a sua recusa em convocar os orgãos sociais das empresas Guiné-Telecom e Guinetel, confirma-se o estatuto de abandono".

O documento sublinha igualmente que o governo indeferiu o pedido apresentado pela PT para vender as acções que detém na Guinetel a um comprador a escolher pela empresa portuguesa.

Assim sendo, o primeiro-ministro Martinho N`Dafa Cabi mandatou os ministros dos Transportes e Comunicações e da Economia para procurarem financiadores externos para o desenvolvimento das redes de telecomunicações das duas empresas.

As empresas Guiné-Telecom (rede fixa e serviço de Internet) e Guinetel (rede móvel) são ambas participadas maioritariamente pelo governo guineense e atravessam graves problemas técnicos e financeiros.

A Portugal Telecom Investimentos Internacionais representa a parte portuguesa na Guiné-Telecom detendo 40 por cento do capital social, sendo o Estado guineense detentor de 50 por cento e os trabalhadores os restanres 10 por cento e na Guinetel, 49 por cento. (macauhub)



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?