sábado, maio 17, 2008

Empresário de Macau planeia investir em hotel na Guiné-Bissau

Origem do documento: Jornal Tribuna de Macau, 17 Mai 2008
por DIANA DO MAR


A filha de Nino Vieira partiu hoje para a Guiné-Bissau, depois de ter permanecido três dias no território. Para casa, leva uma proposta para a construção de um hotel no seu país, fruto do investimento de um empresário local

Andreia Vieira, filha do presidente da República da Guiné-Bissau, esteve em Macau na qualidade de representante da primeira dama e, ontem, foi conhecer o Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, vulgo Fórum Macau.

À visita de cortesia, juntou-se o empresário John Lo, que deu a conhecer publicamente os seus planos de investimento na Guiné-Bissau. A construção de um hotel é apenas o primeiro passo. O director da Sociedade Internacional Grupo Excelente, planeia arrancar com a unidade hoteleira já no próximo ano. O hotel, que deverá ter entre 80 a 100 quartos, representa um investimento de mais de 60 milhões de patacas.

Este não é o único projecto de John Lo, que já possui investimentos na Guiné-Bissau desde 2001 — ano em que foi conhecer o território -, designadamente na área da agricultura. “Queremos [a Sociedade Excelente] adquirir uma companhia aérea na Guiné-Bissau através de uma ‘joint-venture’ com uma empresa do Continente”, adiantou John Lo, sem dar mais pormenores. A madeira guineense é, segundo John Lo, outra oportunidade de investimento.

Andreia Vieira, cuja deslocação a Macau teve como principal objectivo promover a fundação da sua mãe — que tem como finalidade ajudar as crianças daquela país africano — serviu ainda para conhecer o trabalho que o Fórum Macau tem vindo a desenvolver em prol do seu país.

Dos trabalhos afectos à fundação, Andreia Vieira destacou o apoio de John Lo, que conseguiu uma ambulância e material para a entidade. “Ele tem sido o nosso intermediário. Esperamos que mais empresários se interessem pela Guiné-Bissau de forma a desenvolver o nosso país”, disse Andreia Vieira, em francês.

A coordenadora do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum, Rita Santos, fez um balanço positivo da visita da representante da primeira dama guineense. “A Guiné-Bissau quer adquirir experiência na área de prestação de serviços, em termos de formação hoteleira e desenvolvimento do turismo”, salientou a mesma responsável, acrescentando que a comitiva que acompanhou Andreia Vieira demonstrou muito interesse pelas actividades levadas a cabo pelo Fórum Macau.

Ainda no dia de ontem, o grupo que acompanha Andreia Vieira e, do qual fez parte o encarregado de negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Pequim, Carrington Cá, a ex-ministra da Saúde e membro da fundação da primeira dama, Henriqueta Gomes, o director geral do Ministério de Transportes, Anesimo Cardoso, encontrou-se com o Chefe do Executivo, Edmund Ho.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?