terça-feira, março 04, 2008

General espanhol chefia nova missão da União Europeia

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 04 Mar 2008


O general espanhol Juan Esteban Verastegui foi hoje nomeado para chefiar a nova missão da União Europeia responsável pela reforma das Forças Armadas, Polícia e Justiça da Guiné-Bissau, anunciou o alto representante para a Política Externa dos 27.

"A União Europeia está totalmente empenhada a apoiar a Guiné-Bissau nos seus esforços para reforçar o estado de direito e também da segurança e estabilidade", disse Javier Solana em comunicado de imprensa.

A nomeação do oficial espanhol foi aprovada pelos representantes dos 27 bpaíses da UE no Comité de Política e Segurança.

O General Verastegui, 56 anos, já ocupou lugares de responsabilidade na Missão das Nações Unidas na Guatemala (MINUGUA), em 1994-1995, e na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUC), 2003-2004.

A União Europeia (UE) aprovou a 15 de Fevereiro último o envio de peritos para a Guiné-Bissau, com o objectivo de apoiar o combate ao narcotráfico.

A equipa de peritos, que será formada por pelo menos 15 conselheiros civis e militares, apoiará as autoridades guineenses na elaboração de legislação e reforço dos mecanismos de controlo para prevenir o tráfico de drogas.

A missão de peritos da UE tem um orçamento de 5,7 milhões de euros para levar a cabo o seu mandato de 12 meses.

A ideia do envio da equipa de peritos partiu de Portugal, que organizou, em Dezembro de 2007, durante o semestre em que ocupou a presidência da União Europeia, uma mesa-redonda para reunir fundos da comunidade internacional destinados a combater o narcotráfico na Guiné-Bissau.

O governo guineense obteve então 4,6 milhões de euros na Conferência Internacional sobre Narcotráfico na Guiné-Bissau, cerca de um terço do previsto no Plano Operacional, para executar o projecto de combate ao crime organizado.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?