terça-feira, março 11, 2008

Antigo primeiro-ministro Aristides Gomes cria novo partido

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 11 Mar 2008


A Guiné-Bissau conta desde sexta-feira com mais uma formação partidária, o Partido Republicano para Independência e Desenvolvimento (PRID), liderada pelo antigo primeiro-ministro guineense Aristides Gomes.

Há vários meses que já se falava da possibilidade de Aristides Gomes criar um novo partido no país, depois de sair do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e após a queda do seu governo em Abril de 2007.

O PRID de Aristides Gomes, que segundo a imprensa guineense junta nas suas fileiras antigos elementos do PAIGC, Partido da Renovação Social (PRS) e Partido Unido Social Democrata (PUSD) que abandonaram os seus partidos por conflitos internos, será a 33ª formação política da Guiné-Bissau, país com cerca de 1,3 milhões de habitantes.

Os grandes objectivos do novo partido da Guiné-Bissau, que se assume como próximo do Presidente "Nino" Vieira, são a consolidação da independência e unidade nacional, criação de condições para a consolidação da democracia e do Estado de Direito e contribuição para uma ordem social justa, bem como para o desenvolvimento económico do país.

Além de Aristides Gomes, estão no PRID alguns dos elementos do antigo governo do Fórum de Convergência Nacional, que tomou posse, depois de o Presidente "Nino" Vieira chegar ao poder e demitir o executivo liderado por Carlos Gomes Júnior, actual presidente do PAIGC.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?